CONGRESSO INTERNACIONAL “PRESENÇA DE ORTEGA Y GASSET EM PORTUGAL E NO BRASIL”

7-9 de Novembro de 2017, no Instituto Cervantes, em Lisboa. Organização: Instituto Cervantes e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, em associação com a Fundação Ortega y Gasset.

 

A obra e o pensamento de Ortega y Gasset (1883-1955) e o lugar que ocupa na reflexão filosófica da primeira metade do século XX têm vindo a suscitar crescente interesse tanto em Portugal como no Brasil, expressivamente documentado no número e na qualidade dos estudos que, em ambos os países, lhes foram dedicados nos últimos anos.

Consideraram, por isso, o Instituto Cervantes e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, em associação com a Fundação Ortega y Gasset, ser oportuno promover a realização de um Congresso Internacional sobre a presença do pensador madrileno na cultura filosófica de língua portuguesa, o qual decorrerá, em Lisboa, de 7 a 9 de Novembro de 2017, nas instalações daquele primeiro Instituto, com a participação de estudiosos brasileiros, espanhóis e portugueses, que irão debruçar-se sobre as diversas expressões que essa presença tem revestido nas últimas décadas. 

Caso pretenda participar neste Congresso, poder-nos-á enviar uma proposta com título e resumo, até final de Setembro.